terça-feira, 27 de abril de 2010

Era Vulgaris

Image Hosted by ImageShack.usPor : Dip-Hic-Hic-Sy


Black Sabbath





Vamos voltar mais um pouquinho no tempo, agora para o ano de 1970, para a sexta-feira 13 de fevereiro, quando aconteceu o lançamento do primeiro álbum do Black Sabbath. Embora o Led Zeppelin e o Deep Purple, bandas mais antigas que o Sabbath, sejam muitas vezes classificadas pela crítica como heavy metal, é consenso hoje que este nasceu oficialmente com o lançamento deste álbum, e que o Black Sabbath é de fato a primeira banda a reunir todas as características daquilo que hoje classificamos como heavy metal.


Deep Purple
O metal evoluiu de lá pra cá, em gerações e estilos, e o próprio Black Sabbath mudou muito acompanhando um pouco desta evolução, perdendo inclusive as características dos primeiros 04 álbuns da primeira formação com Ozzy Osbourne.

Judas priest
A segunda geração, que podemos chamar assim pela grande quantidade de bandas existindo simultaneamente, foi a da New Wave of British Heavy Metal (NWOBHM) que nos anos 80 nos deu, entre outros, o Judas Priest e o Iron Maiden. Esta geração se caracterizava por uma maior velocidade nas músicas, já se distanciando dos andamentos lentos e baixas afinações da primeira fase do Sabbath.

Gatinha Gostosa
O anos 90 trouxeram a urgência do Thrash Metal do Slayer, Metallica, Megadeth e Anthrax. Estes caminharam de braços dados com a velocidade dos punks (hard-core) e quebraram todos os limites de velocidade e peso, pavimentando a estrada para os pedais duplos do Death Metal que pode-se dizer hoje como o estilo mais influente de metal e que produz mais bandas.
Iron Maiden
A velocidade do death, junto com outros gêneros da música popular como o trance, reflete um pouco daquilo que Paul Virillo sentia no ar em 1996. É o espelho da vida que levamos, urgente e multitarefada, de processadores poderosos e banda larga, de torrents e tsunamis diários de informação. Na velocidade do pedal duplo e das palhetadas dos shredders o Metal combate o mundo falando a mesma linguagem.
Megadeath
Mais e aquele som legal do Black Sabbath? Será que estamos condenados a escutar os mesmos 04 LPs até o final dos tempos?

Como uma espécie de Slow-food do rock pesado, surgiu em meados dos anos 80 um sub-gênero chamado Doom Metal, que focava principalmente nas delícias sabbathianas como escalas menores e andamentos arrastados. Só
Metallica
que, como a influência do Death foi muito grande, muitas dessas bandas descambaram para o outro lado (não vou dizer aqui “lado negro da força” porque não faz sentido) incorporando muito da pressa deste e cunhando o termo Doom/Death Metal.


Anthrax
Mas lentamente, como as coisas boas da vida, o povo que não tem pressa foi se arrumando, e mostrando ao mundo que era possível trazer de volta os riffões do metal primitivo. Este pessoal pode ser encontrado hoje classificados como Stoner/Sludge/Doom e aqui nós vamos ter num extremo bandas como o Sun O))), que não utiliza percussão e cujo som é uma lenta e eterna
Electric Wizzard
sobreposição de drones e texturas, e em outra extremidade bandas como o Black Mountain, que já faz uma coisa com um pé fora do universo metal, e o Electric Wizard, formado em 1993 na Inglaterra.
       








Electric Wizzard - Vinum Sabbathi